Para que serve e como criar uma conta gov.br?

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Para que serve e como criar uma conta gov.br?

Em 2022, somente quem tiver uma conta gov.br poderá realizar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Até o ano passado, era exigido o acesso via certificado digital. 

Entre outras coisas, este portal do Governo Federal possibilita acesso digital a uma série de serviços públicos em ambiente digital, tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. Isto é, além de realizar sua declaração de IR, você ainda estará apto a cessar uma gama de serviços vinculados ao INSS, FGTS, Receita Federal, FIES, entre muitos outros. 

Por isso, vamos demonstrar neste artigo como funciona o sistema gov.br e como criar a sua conta. Continue a leitura e saiba mais.

O que é a conta gov.br?

gov.br é um portal unificado do Governo Federal que possibilita aos cidadãos acesso a uma série de serviços públicos em formato digital. 

O acesso a conta é feito a partir da habilitação dos usuários no sistema e garante a identificação com a segurança necessária para que todos tenham seus dados preservados, ao mesmo tempo em que possam usufruir dos serviços de maneira facilitada e intuitiva. Com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a conta gov.br.

Quais as diferenças entre os níveis de acesso?

O sistema gov.br conta com três níveis de acesso diferentes. Para acesso a declaração pré-preenchida do IR, é preciso ter, pelo menos, 

Conta básica (bronze)

Conta atribuída quando o cadastro é feito por intermédio de carrossel de perguntas no portal egov. Também pode ser feito a partir da validação de dados do INSS.

Conta verificada (prata)

Pode ser feito de três formas distintas:

  • cadastro validado no Sigepe (base de dados de servidores públicos da União); 
  • cadastro validado por biometria facial do Denatran ou 
  • cadastro via internet banking (dos principais bancos do país).

Conta comprovada (ouro)

Quando o cadastro é realizado a partir de biometria facial no sistema do TSE (é necessário fazer download do app do gov.br em seu telefone celular). O cadastro para obter a conta comprovada também pode ser feito com a utilização de certificado digital.

Como criar uma conta gov.br?

Passo 1: Acesse o site

Visite https://acesso.gov.br;

Clique na opção “Crie sua conta gov.br”.

Passo 2: Escolha a opção de cadastro 

  1. Validação Facial no App Meu gov.br;
  2. Bancos Credenciados;
  3. Internet Banking;
  4. Número de CPF;
  5. Certificado digital;
  6. Certificado digital em nuvem;

Passo 3: Cadastre-se

De acordo com a sua opção, diferentes perguntas surgirão na sua tela.

  1. Leia as instruções com atenção;
  2. Responda as perguntas;
  3. Clique em Avançar para prosseguir.

Ao final, você deve cadastrar uma senha para sua conta.

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